sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro: Dia do Professor


Ser educador, professor, docente, instrutor ou mestre, assim como queiram nomear, é um dádiva, e hoje, em especial, é dia de comemorar essa profissão de tanta importância para um mundo melhor. A arte de educar é um dom que nem todos desejam ou conseguem tê-lo, mas só sabe o prazer da prática aqueles que a fazem diariamente, assim objetivando a doação, compreensão, dedicação, produção contínua, ética e assiduidade no conhecer, bem como transmitir o saber. Como diria o mestre Paulo Freire: "Não se pode falar de educação sem amor".

E quem é esse tal de Paulo Freire?
Educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Construtor de uma educação transformadora desenvolvendo um método inovador de alfabetização, fonte de inspiração dos professores, crítico, ele foi quase tudo o que deve ser como educador, de professor de escola a criador de idéias e métodos, além de ser autor de diversas obras centralizadas na Educação.


“A leitura do mundo educa nossos olhos a ver além das cadeiras e carteiras, educando a sensibilidade, a ‘curiosidade epistemológica’, as emoções, a intuição. Nenhuma formação docente verdadeira pode fazer-se alheada, de um lado, do exercício da criticidade que implica a promoção da curiosidade ingênua à curiosidade epistemológica, e de outro, sem o reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição ou adivinhação. Conhecer não é, de fato, adivinhar, mas tem algo que vê, de vez em quando, com adivinhar, com intuir. O importante, não resta dúvida, é não pararmos satisfeitos ao nível das intuições, mas submetê-las à análise metodicamente rigorosa de nossa curiosidade epistemológica. Não é possível também formação docente indiferente à boniteza e à decência que estar no mundo, com o mundo e com os outros, substantivamente, exige de nós. Não há prática docente verdadeira que não seja ela mesma um ensaio estético e ético” (FREIRE, 1997:51).

Sendo assim, mais uma vez desejo a você, Professor, um excelente dia! Que com sua sabedoria e empenho, possa então continuar colaborando e incentivando seus rebentos, visando uma boa formação e melhor instrução dos mesmos, acarretando em um mundo cheio de esperança embargado de muito carinho pelo outro e pela prática da Educação. Parabéns educador!

Fonte: Ass. Imprensa da Prefeitura de C. Novos - Jean Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário